Hidratação da Pele
Pelos
Metodologia
Biometria
Ceras Depilatórias
Resultados
Discussão
Conclusões

 

Culturalmente, no Brasil, as mulheres, em quase sua totalidade e os homens, em número cada vez maior, usam algum método depilatório para extrair os pelos corporais. O mercado oferece uma enorme variedade de produtos para esse fim.

Geralmente, o usuário não interfere na escolha do produto, cabendo ao profissional de depilação definir qual produto vai usar, nem sempre considerando as reações biofísicas da pele, que podem ocorrer após o seu uso. Nessa área da estética existe uma grande carência de pesquisas científicas relatando dados conclusivos relativos às consequências, para a pele e para os pelos, após o uso de produtos depilatórios.

Este trabalho tem o propósito de comprovar ou não a existência de alterações, na pele e nos pelos, no local que é objeto da depilação com cera quente, e suas consequências.

Foram feitas avaliações da pele e dos pelos da região pré-tibial das pernas direita e esquerda das voluntárias, investigando as condições de hidratação e a quantidade de pelos na primeira e na última depilação ocorridas após 6 meses, fazendo a contagem de pelos e o comparativo entre as retiradas de pelos. As avaliações, realizadas por meio de métodos científicos,