Biologia da Pele do Bebê
Condições de Comprometimento em Alta
Sintomas e Sítios
Formulações de Limpeza
Tratamentos Umectantes
Conclusões

 

A pele é um órgão complexo e dinâmico, capaz de realizar diversas funções fisiológicas. Sua principal função é servir de barreira física que mantenha um nível adequado de hidratação, ao mesmo tempo que proteja o organismo de substâncias exógenas, como bactérias, alérgenos e poluição. Além disso, a pele fornece proteção contra a radiação UV, regula a temperatura do corpo e está envolvida na percepção sensorial.

     Porém, a maturação da pele é um processo gradual durante os primeiros dois anos de vida, quando o nível de maturidade é uma função da idade gestacional. O processo de maturação da pele começa no nascimento, quando a pele rapidamente precisa se adaptar a um ambiente relativamente seco em comparação com o ambiente em que ela estava no útero materno. Além disso, nos neonatos, as glândulas sebáceas e as sudoríparas ainda não atuam com maturidade.1-4

     Este trabalho é sobre a biologia da pele dos bebês em um momento em que, globalmente, as condições de comprometimento da pele estão em alta. Também propõe soluções de formulação que atendam às necessidades específicas desse status imaturo da pele.

 

Biologia da Pele do Bebê

A maturação da pele dos bebês é um processo contínuo em comparação com a pele plenamente desenvolvida. A pele dos bebês é diferente da pele das pessoas adultas em vários aspectos: