Métodos e Resultados
Avaliação Psicológica
Conclusões

 

Mood beauty é uma das novas tendências atuais segundo Mintel.1 Entende-se por neurocosméticos os produtos que atuam no sistema nervoso da superfície da pele. A maioria das células que compõem a pele (queratinócitos, melanócitos e fibroblastos) é modulada pelos nervos, e essas interações são controladas pelo fator de crescimento neuronal (NGF).2 Por outro lado, foi demonstrado que o sistema simpático inerva o tecido adiposo branco (WAT) e essa inervação tem implicações na regulação da gordura total corporal,3,4,5  portanto, o NGF tem relação direta com o armazenamento de gordura e com a aparência de celulite.

As propriedades neurotrópicas de um novo ativo (BEL-1) foram validadas in vitro com a linhagem celular PC12, que é um modelo bem-aceito de neurônios simpáticos.

O ativo BEL-1 é uma nova molécula, um novo agente peptídico, em fase de pesquisa, que, por questões de direito de patente, ainda não pode ser revelado.

A presença de BEL-1 produziu um incremento da resposta das células PC12 ao NGF (diferenciação celular e neuritogênese). Em outro sistema de cultura contendo a linhagem celular PC12 e a linhagem de adipócitos 3T3-L1, foi encontrado que a resposta ao NGF está correlacionada com a estimulação da lipólise. A comunicação celular neurônio-adipócito, que naturalmente ocorre na pele, tem um papel importante nesse efeito.

Para o desenvolvimento do conceito de neuroslimming foi realizada uma pesquisa qualitativa em mulheres adultas. Encontramos que a depressão e sentimentos negativos com relação à celulite e ao sobrepeso são muito comuns em