Anatomia dos Cabelos
Danos aos Cabelos
O Ciclo do Dano
Soro Reparador de Cabelos
Reconstituição de Material de Cabelos Deficientes
Materiais e Métodos
Resultados
Conclusão

 

É crescente o número de consumidores com cabelos danificados por fatores externos. Entre esses fatores citamos, como exemplos, o dano mecânico causado pela escovação e por ferros para alisamento; tratamentos químicos, como tintura ou descoloração; e danos ambientais, como os causados pelo Sol e pela poluição. Depois que os cabelos estão danificados, os tratamentos de reparação precisam agir em vários níveis para recuperá-los, começando no meio do córtex até a cutícula. Contudo, agentes formadores de películas, como os silicones, normalmente aplicados, blindam os cabelos com uma fina película à prova d’água retardando, ou até mesmo impedindo a penetração de ativos para a recuperação dos cabelos.

Em face disso, este artigo revisa o desenvolvimento de um soro reparador à base de ativos naturais e sem adição de agentes formadores de películas.

 

Anatomia dos Cabelos

Para desenvolver tratamentos adequados para a reparação dos cabelos, é fundamental conhecer a estrutura dos cabelos e saber como as várias forças que atuam sobre eles podem causar-lhes danos. Assim, é importante examinar alguns aspectos da anatomia básica do fio de cabelo. A parte visível da haste capilar é constituída por três camadas concêntricas. A camada