Forma Física e Características
Composição da Base
Reproduzindo a Formulação
Avaliação de Desempenho

 

A categoria de cosmético pigmentados, conhecida como bases coloridas, que podem ser líquidas, cremosas ou em pó, continua em uma difícil busca para resolver um mix complexo de efeitos funcionais, sensoriais e estéticos. Esses cosméticos, para uso em toda a face, visam ocultar pequenas imperfeições, como rugas e manchas, igualar e modificar a cor da pele da face e alterar a capacidade refletir a luz, e alterar a luminosidade da face e do pescoço. Tudo isso, mantendo aspecto natural e aparência aveludada.

Durante a aplicação, uma base deve espalhar-se facilmente e sombrear com precisão o contorno da face, especialmente quando a cor escolhida for diferente do tom natural da pele. A consumidora, tipicamente, espera que uma base dure durante o dia ou durante um evento, ou seja, de 5 a 16 horas. A base deve formar uma película fina e colorida, flexível e adaptável aos movimentos da pele da face, por exemplo, para ocultar alguma textura desigual, ou uma pele envelhecida. Além disso, deve ser resistente ao suor e à gordura da pele, resiliente à abrasão mecânica e confortável de usar. A cor da base deve ter bom desempenho sob diferentes luminosidades, como luz do sol ou luz artificial e, após secar, a película deve suportar uma chuva súbita e até lágrimas inesperadas. Contudo, no fim do dia, a maquiagem deve poder ser tão facilmente removida, quanto foi aplicada.

A segurança da base também deve ser garantida, especialmente levando em consideração o potencial efeito catalítico dos pigmentos de óxido de ferro. Eles podem acelerar a reação entre o oxigênio ambiental e o esqualeno da gordura da pele,