Materiais e Métodos
Deposição de Óleo de Silicone
Estabilizando a Liberação de Óleos Naturais
Proteção da Cor
Deposição de Pigmentos Coloridos
Conclusão

 

No mercado cosmético, o cabelo é um dos atributos de beleza percebido imediatamente. Por essa razão, as pessoas buscam para os seus cabelos uma aparência saudável, com brilho e maciez. Com isso, crescem cada vez mais os tratamentos caseiros, que usam descolorantes, tinturas e permanentes, causando muitas vezes danos extensos aos cabelos.

Dessa forma, cuidar e reparar os cabelos danificados são necessidades importantes, e desenvolver shampoos que tratem especificamente dos cabelos danificados é um desafio constante para os formuladores.

Shampoos micelares constituídos de misturas de tensoativos que formam simples micelas representam a maioria das formulações de massa do mercado. Isso ocorre porque eles são relativamente baratos; os ingredientes principais da sua formulação são o lauril sulfato de sódio e a cocoamidopropil betaína, ingredientes considerados commodities. Em cabelos virgens, seus desempenhos são considerados satisfatórios.

Com a ajuda de polímeros condicionantes e óleos de silicone, como dimeticone, limpam e condicionam de maneira eficiente, promovendo ainda maior facilidade para pentear. Porém, enquanto esforços contínuos são direcionados para melhorá-los, seu desempenho é limitado quando se trata de cabelos já danificados. Especificamente, sua capacidade de absorver o óleo de silicone e proporcionar penteabilidade e condicionamento pode ser significativamente reduzida, como será ilustrado no