Avaliar a Liberação
Parâmetros Farmacocinéticos de Liberação
Modelos de Permeabilidade
Métodos e Resultados
Variações Interindividuais
Concentração Plasmática e Propriedades Moleculares
Conclusão

 

Até o início da década de 1960, a teoria sugeria que os ingredientes cosméticos raramente penetravam a pele. Entretanto, hoje muitos especialistas suspeitam que a penetração ocorre com a maioria dos ingredientes. Como consumidores e profissionais de saúde têm se tornado mais esclarecidos no que concerne à segurança, a penetração cutânea de componentes de fragrâncias e de ingredientes cosméticos tem sido de grande interesse. Por conseguinte, a indústria tem procurado formas de estimar a penetração de estruturas químicas através da pele humana.

Enquanto os algoritmos prévios para predizer a absorção cutânea de permeantes eram baseados em dados in vitro, o presente artigo propõe um modelo de relação quantitativa de estrutura-atividade (QSAR, sigla em inglês para quantitative structure-activity relationship), baseado em dados in vivo em seres humanos. Descreve-se aqui um conjunto de dados in vivo em seres humanos, que oferecem um vislumbre da predição da penetração de ingredientes cosméticos.

 

Avaliar a Liberação

Devido às propriedades de barreira da pele, um composto químico deve exibir características físico-químicas específicas para ser um candidato à liberação transdérmica passiva. Por exemplo, suas moléculas devem ser pequenas (PM <500) e ter baixo