Século 21 – Novos Desafios no Desenvolvimento do Segmento Cosmético
publicado em 01/05/2020
Maria Aparecida Nicoletti
Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo SP, Brasil
Andre Rinaldi Fukushima
Curso de Farmácia, Universidade Guarulhos – UNG, Guarulhos SP, Brasil
Este artigo contextualiza o direcionamento da busca por cosméticos ecologicamente corretos, considerando que os impactos ambientais gerados pelos produtos que têm sido utilizados estão mobilizando segmentos da sociedade na discussão sobre a sustentabilidade e os meios de viabilizar a obtenção de produtos que não comprometam o meio ambiente em toda a sua amplitude.
The paper contextualizes the direction of the search for ecologically correct cosmetics, considering that the environmental impacts generated by the currently used products are mobilizing segments of society when discussing sustainability and ways to obtain products that do not compromise the environment in all its amplitude.
El articulo aborda la dirección de la búsequeda por cosméticos ecologicamente correctos, considerando que lós impactos ambientales generados por los produtos utilizados están movilizando segmentos de la sociedad en la discussión sobre la sustentabilidad y medios de hacer viable la obtención de productos que no comprometan el medio ambiente em toda su amplitud.
A normatização ISO 14.000
O conceito de “orgânico”
Formulação verde
Conclusão
Mundialmente, diversos segmentos da sociedade estão preocupados com a exigência global por recursos naturais, que vêm sendo superior à oferta. As pessoas estão transformando os recursos naturais em resíduos em uma velocidade muito maior do que a natureza consegue regenerar-se. Portanto, há necessidade de desenvolvimento aliado à sustentabilidade para promover condições de sobrevivência às gerações futuras.1
Devido a esse contexto mundial, são muito importantes as pesquisas nas áreas de química verde e toxicologia ambiental, com finalidade preventiva, criando métodos que agridam menos o meio ambiente, relacionados ao processo industrial. Também são importantes pesquisas nessas áreas, que permitam o desenvolvimento de novas tecnologias com a finalidade de corrigir os erros hediondos cometidos até o presente momento contra a biosfera.
Segundo o Relatório Planeta Vivo 2010,2 publicação que apresenta a principal pesquisa sobre a saúde do Planeta, as últimas análises demonstram que as populações de espécies tropicais estão em queda livre e a demanda humana por recursos naturais está subindo, chegando a 50% a mais do que a Terra pode suportar. O relatório também relaciona o Índice Planeta Vivo (IPV) – um indicador da saúde da biodiversidade mundial – com a Pegada Ecológica e a Pegada Hidrológica, medidas de demandas da humanidade sobre os recursos naturais renováveis da Terra. A Pegada Ecológica mostra que nossas demandas por recursos naturais dobraram desde a década de 1960, enquanto o IPV sofreu uma queda de 30%. Saliente-se que o IPV acompanha a evolução de quase 8.000 populações de espécies de vertebrados, para registrar alterações na saúde dos ecossistemas do Planeta.
Desde a década de 1970, tem sido verificada a intensificação de movimentos visando diminuir os impactos causados pelas atividades industriais no meio ambiente, o que requer a criação de normas para sistemas de gestão ambiental, que norteiem as organizações para o desenvolvimento de ações adequadas. Há necessidade de desencadear um processo contínuo de sensibilização e conscientização dos consumidores por meio de ações proativas, bem como de divulgar essas medidas, o que já está sendo perceptível com o surgimento de produtos e serviços denominados de “ecológicos”.3
A química, nos dias atuais, tem participação fundamental em diversos processos produtivos, e é simplesmente impossível conviver sem ela dentro de indústrias farmacêuticas e/ou cosméticas.4
A atuação empresarial sustentável tem sido observada de forma cada vez intensa na sociedade atual, pois não basta que uma empresa ofereça bons produtos e consiga manter altas taxas de lucratividade para ser bem-sucedida no mercado. Os produtos ou serviços de uma empresa devem estar ligados à sustentabilidade dos recursos utilizados para sua fabricação, garantido que estes continuem existindo para as gerações
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