Carotenoides
Licopeno
Principais Antioxidantes Naturais
Propriedades dos Carotenoides|
Conclusão

 

Os constituintes fitoquímicos e antioxidantes das plantas têm despertado interesse entre os cientistas, os fabricantes de alimentos e de cosméticos, os produtores e os consumidores devido às suas propriedades de manutenção da saúde e da beleza humana. Muitos estudos epidemiológicos sugerem que dietas ricas em fitoquímicos e antioxidantes exercem um efeito protetor contra doenças. O consumo frequente de frutas e verduras é associado ao menor risco de câncer, de doenças do coração, de hipertensão, de infarto e de envelhecimento precoce.

Os maiores grupos de fitoquímicos que podem contribuir para a capacidade antioxidante total de plantas usadas para a alimentação e na indústria cosmética são os polifenóis, os carotenoides e as vitaminas tradicionais C e E. Esses compostos podem estar presentes em baixas quantidades, mas mesmo assim exercem funções muito importantes para os consumidores.

Embora a maioria dos países da América do Sul ainda esteja na categoria “em desenvolvimento”, a prevalência de doenças crônicas e de envelhecimento precoce nesses locais é similar ou maior do que a encontrada no mundo desenvolvido. Dada a importância dos hábitos alimentares, o fornecimento de informações referentes à composição de alimentos disponíveis para essas populações em desenvolvimento é fundamental para que as pessoas consumam os produtos certos para o aproveitamento de suas propriedades. Sendo assim, o objetivo deste estudo é fazer uma revisão sobre os carotenoides, em especial o licopeno, e outros compostos como o tocoferol (vitamina E) e a vitamina C em relação à suas atividades antioxidantes.

 

Carotenoides

Os carotenoides são uma família de pigmentos sintetizados por plantas e micro-organismos, mas não por animais. Nas