Consciência Ambiental e Consumidor Verde
Certificação de Cosméticos Orgânicos
Roteiro para a Certificação
Roteiro Ecocert
Considerações Finais

 

O crescente processo de globalização dos países proporcionou, ao longo dos últimos anos, vários benefícios econômicos como o desenvolvimento da tecnologia, o avanço da economia mundial, e consequentemente, o aumento do consumo. Após a Revolução Industrial, esse consumismo começou a gerar vários problemas ambientais. A partir daí surgiram discussões e conceituações para um novo desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável. ¹

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), define desenvolvimento sustentável como “o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades”. Essa definição surgiu para discutir e propor meios de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, para diminuir os problemas socioambientais. ²

Esse processo de globalização iniciado no final do século 19, aliado aos graves problemas ambientais no Planeta, impulsionou o surgimento de um novo tipo de mercado: o mercado verde ou ecomercado, que une as oportunidades de negócios à consciência ecológica. ³

Nos últimos anos, as empresas têm utilizado práticas de responsabilidade socioambiental como estratégia. A população está cada vez mais ciente da necessária relação entre benefício econômico, ação social e conservação da natureza. Esse vínculo que une a prosperidade com o estado da saúde ambiental e o bem-estar coletivo da sociedade é uma preocupação das