Novo Éster 100% Vegetal
Uso em Cosméticos
Termoproteção
Conclusão

 

Os ésteres são óleos modificados, também conhecidos como óleos sintéticos, que quimicamente são produzidos pela reação de um ácido com um álcool. Um éster é sintético quando é produzido pelo ser humano e existem ésteres produzidos pela natureza. Ésteres sintéticos podem ser classificados em 100% vegetais, se contiverem apenas matérias-primas de origem vegetal, ou seja, um ácido e um álcool vegetais.

A natureza produz os ésteres sempre na forma de triglicerídeos, ou seja, uma glicerina condensada com três ácidos graxos. Por essa razão, os óleos vegetais e as gorduras são chamados de triglicerídeos, triglicérides ou ésteres naturais.

O objetivo da produção de diversos ésteres é disponibilizar aos formuladores várias opções que proporcionem à formulação propriedades como emoliência, brilho, lubricidade, solvência, viscosidade, condicionamento, umectação, hidratação, controle do tack (pegajosidade) entre outras, conforme a necessidade do formulador. O uso crescente de ésteres na atualidade ocorre em virtude de sua polaridade, eficácia nas aplicações e características amigáveis de baixa toxicidade e biodegradabilidade, adequando se perfeitamente às condições de sustentabilidade e de uso de ingredientes de origem natural.

Existem também os ésteres de ácidos inorgânicos, que, embora tenham importância na indústria cosmética e de higiene, e na