Estrutura dos Tensoativos
Microemulsões Comuns
Usos
Ajustes
Conclusões

 

Vários tipos de emulsão foram desenvolvidos ao longo da história da indústria cosmética. Devido à sua capacidade de solubilizar quantidades relativamente grandes de ingredientes insolúveis em água, como emolientes e fragrâncias, e proporcionar estabilidade de longo prazo, as microemulsões têm sido um veículo adequado a várias aplicações de cuidado com a pele. Faz muito tempo que as microemulsões são úteis à indústria farmacêutica, pois liberam níveis eficazes de ingredientes ativos para a pele, aumentando a biodisponibilidade do ativo comparativamente às dispersões e soluções tradicionais.1 Um exemplo dessa tecnologia é observado com a droga imunossupressora ciclosporina, comumente usada no tratamento de psoríase e artrite.

Esses novos veículos logo foram transpostos para aplicações de cuidado com a pele, proporcionam-lhe estética exuberante, bem como estabilidade excepcional. Os benefícios dessas microemulsões foram identificados para diversas aplicações de cuidado com a pele, sendo usadas como hidratantes, limpadores, filtros solares e antiperspirantes. Mostrou-se benéfica sua vantagem sobre as formulações convencionais na apresentação de ativos lipofílicos e hidrofílicos que atuam na pele e no cabelo.

Além de seus benefícios, as microemulsões também se diferenciam visualmente entre si. Devido à sua capacidade de resultar em produtos transparentes e translúcidos, têm sido usadas para desenvolver séruns, géis ou loções claros ou matizados de azul. Outra vantagem é que essas emulsões limitam a necessidade de usar solventes que podem ressecar a