Desinformação
Criticando a Ligação com o Câncer de Seio
Teste em Peixes
SCCS e Parabenos
Conclusões

 

Desde 2004, artigos publicados nos meios de comunicação e na internet induzem o consumidor a evitar os parabenos nos produtos de cuidado pessoal, ao mesmo tempo em que se passou a falar das virtudes de produtos livres de parabenos. Muitos desses artigos se baseiam num estudo de 2004, elaborado por Darbre et al., que assevera ter constatado a ocorrência de câncer em tecidos de seio humano.1 Esse estudo foi estimulado por um outro estudo de 1998, elaborado por Routledge et al., que descobriu atividade estrogênica nos parabenos.2 Foram publicados trabalhos desse autor sobre a validade desses dois estudos3-5 e, apesar de detalhes completos desses trabalhos não serem repetidos neste artigo, aqui se oferece um resumo e uma discussão de aspectos de outros estudos sobre parabenos. Num fórum de discussão on-line, um participante sugeriu que a controvérsia acerca dos riscos causados pelo uso dos parabenos já está além do debate científico, chegando até o âmbito da preocupação dos consumidores. Portanto, isso implicaria que o debate científico já não vale a pena.

O fórum em questão foi realizado no www.specialchem4cosmetics.com, em maio de 2009, e fazia a pergunta: “O uso de parabenos foi um problema para o desenvolvimento de seu produto?”

Apesar de ser difícil mudar a percepção do consumidor não científico, isso não significa que o debate científico deva cessar;