Envelhecimento da Pele: A Epiderme
Envelhecimento da Pele: O Nível Dérmico-Epidérmico
Envelhecimento da Pele: A Derme
Integrando os Ativos
Conclusão

 

A velocidade com a qual as informações viajam atualmente vem favorecendo os avanços das ciências e tecnologias, como nunca antes na história. Isso é verdadeiro para todos os aspectos da vida e, como não poderia deixar de ser, também para o cuidado pessoal. O conhecimento da indústria sobre os processos fisiológicos da pele vem progredindo nos últimos anos e, juntamente com esse conhecimento mais profundo, cosméticos mais sofisticados estão sendo desenvolvidos.

Nos últimos 50 anos, os cosméticos evoluíram de uma maquiagem de camuflagem para produtos que combinam saúde e beleza, que neste momento predominam no mercado. Além disso, agora os produtos cosméticos contêm ingredientes ativos que modulam processos fisiológicos definidos. A fronteira entre os ingredientes ativos de cosméticos e os medicamentos está estreitando-se. Na verdade, o ramo cosmético tem flertado muito com a ciência farmacêutica, e esse noivado vem sendo celebrado com a nova palavra “cosmecêutico”. O que podemos depreender dessa associação?

A recente evolução do tratamento farmacológico iniciou uma tendência no rumo do desenvolvimento de tratamentos de combinação que usam simultaneamente uma variedade de fármacos para eliminar ou controlar causas bioquímicas de uma doença. Os exemplos passam por combinações de antibióticos para tuberculose, fármacos antirretrovirais para HIV e medicamentos quimioterápicos para câncer. Com o reconhecimento de que o organismo humano possui mecanismos redundantes para controlar qualquer função, parece lógico corrigir um problema de saúde visando simultaneamente vários mecanismos pertinentes. Essa abordagem serviu de base para o fantástico aumento da taxa de sucesso com a leucemia linfoblástica aguda infantil (LLA), que atualmente alcança cerca de 80% nos casos de tratamento de pacientes com a combinação de regimes quimioterápicos intensivos.1

Esse mesmo raciocínio pode ser aplicado ao tratamento cosmético, especialmente ao tratamento cosmético antienvelhecimento. Por todo o corpo humano, o envelhecimento da pele é um processo que envolve inúmeros mecanismos que exercem influência uns sobre os outros.

Portanto, há necessidade de uma abordagem integral do antienvelhecimento, para que se obtenha uma melhora sustentada da pele. Contudo, esse enfoque traz importantes desafios. Uma abordagem integral do tratamento da pele exige profundo conhecimento da base fisiológica do envelhecimento cutâneo. Envolve, também, a associação de múltiplos agentes ativos em concentrações sufi cientes, numa fórmula estável, o que é um verdadeiro desafio para o formulador.

O produto final também deverá ser clinicamente eficiente e seguro – e, além de tudo isso, de valor acessível.

Neste artigo, os autores examinam as transformações que ocorrem na pele, com o passar do tempo. Além disso, descrevem o desenvolvimento e o teste de uma formulação de um antirrugas e firmador de pele, que contém uma longa lista de