Métodos de Teste e Critérios de Rotulagem
Estratégias de Formulação
TiO2 e ZnO
Ajuste para Melhor Proteção UVA
Materiais e Métodos
Formulando com TiO2 UVA Realçado
Conclusão

 

A radiação ultravioleta A (UVA) representa 95% do total de radiação UV que chega à superfície da Terra e abrange a faixa de comprimentos de onda entre 320 e 400 nm1 – o mais longo comprimento de onda UV. A UVA pode atravessar o estrato córneo e chegar à epiderme e à derme, estimulando o bronzeamento e a pigmentação, e ao mesmo tempo causar envelhecimento da pele. Embora a radiação UVB cause maior dano imediato à pele do que a UVA, atualmente sabe-se que os produtos protetores solares devem proteger contra essas duas radiações.

Enquanto a maioria dos filtros solares existentes proporciona boa proteção contra a UVB, importantes dermatologistas estão preocupados com a falta de proteção contra a UVA, dos atuais produtos protetores solares.2 Além disso, publicações recentes por Draelos et al.3 e Murphy et al.4 destacaram a importância de uma boa proteção contra a UVA para o controle e a prevenção do câncer de pele.

Contudo, a otimização do desempenho contra a UVA, dos protetores solares, é um desafio especialmente para os mercados globais, uma vez que o desempenho da proteção contra a UVA e as exigências na rotulagem diferem de região para região, e algumas são mais difíceis de serem atendidas do que outras.

Consequentemente, os fabricantes de filtros solares estão decidindo reformular produtos para realçar sua eficácia contra a