Estabelecendo Padrões
Apelos Cosméticos
Anti-frizz
Realce do Brilho
Conclusão

 

Em passeio entre as gôndolas de produtos para cuidados com os cabelos, de qualquer supermercado, ou entre as prateleiras de lojas especializadas em cosméticos pode ser uma experiência incrível. Produtos que anunciam um mundo de benefícios para cabelos ou couro cabeludo saudáveis, bombardeiam os consumidores, que não têm recursos para avaliar a efetividade desses produtos. Embora as boas práticas comerciais, os regulamentos e todas as organizações voluntárias insistam que os apelos da propaganda (claims) devem ser razoavelmente suportados, os consumidores sabem que os apelos são declarados por fabricantes que “puxam a brasa para sua sardinha”.

Portanto, o testemunho de terceiros é uma estratégia comum para melhorar a credibilidade; por exemplo, foram desenvolvidos programas de certificação para produtos amigos da ecologia, que podem ajudar os consumidores a avaliar temas que eram desconhecidos, a respeito da cadeia de suprimento do produto.1,2 Além dos consumidores, especialistas em cabelos, especialmente dermatologistas que cuidam de pacientes preocupados com as condições dos cabelos, também sentem falta de meios eficientes para avaliar criteriosamente os apelos.3

Atualmente, um dos programas de certificação mais persuasivos e efetivos é a análise profissional que a American Dental Association oferece aos apelos anticárie.4 Embora os apelos de beleza nem sempre estejam associados a resultados tão evidentes quanto a redução de cáries, ainda há um forte desejo de garantir que esses apelos sejam honestos, razoáveis e corretos. Afinal, tendo em vista que os resultados dos testes que justificam os apelos geralmente não são liberados para divulgação fora da empresa – a menos que o apelo caia numa categoria específica que exija análise prévia pela FDA (nos Estados Unidos), ou que o apelo seja contestado – as únicas pessoas que têm acessos de fato às informações, como