Convenções para Nomenclatura
Classificações INCI2
Aplicações em Produtos de Cuidado Pessoal
Sumário

 

Afirma-se que o uso dos polímeros começou nos anos 1800, com derivados da celulose, com a vulcanização da borracha e com a síntese do estireno. Mas, na verdade, esse uso já começara há mais de quatro milhões de anos, com a formação do DNA e das proteínas. Os polímeros formam uma classe à parte na química. Por definição, são moléculas grandes formadas por cadeias ou anéis de unidades de monômeros ligadas entre si – simples tijolos reagentes. Moléculas menores ou monômeros combinam-se para formar polímeros dotados de uma característica de cadeia estrutural de múltiplas unidades repetidas, que podem estar relacionadas ou ser diferentes umas das outras.

Embora polímeros semelhantes possam ser agrupados em classes, muitas vezes eles ainda diferem um pouco na estrutura, no desempenho, ou em seus principais componentes. Como resultado, nem todos os polímeros de nomes semelhantes têm necessariamente o mesmo desempenho ou a mesma morfologia estrutural. Tipicamente, os grupos laterais da cadeia principal de um polímero influem sobre suas propriedades funcionais, mesmo quando estão presentes apenas em diminutos percentuais molares. Saber quais grupos laterais estão ligados e onde estão ligados permitirá que se saiba mais sobre o impacto potencial desses grupos laterais na funcionalidade das moléculas – e esse conhecimento ajudará o químico formulador na escolha do ingrediente adequado para obter os resultados desejados.

Os polímeros usados na indústria de produtos de cuidado pessoal também são classificados em inúmeras categorias no dicionário International Nomenclature Cosmetic Ingredients (INCI), que inclui: polímeros orgânicos, polímeros inorgânicos, polímeros siloxanos e polímeros que ocorrem na natureza. Geralmente, essas classificações são ainda subdivididas em subclasses: homopolímeros, copolímeros, polímeros com ligação cruzada, polímeros de classificação mista, dendrímeros, polímeros de fontes naturais e peptídeos sintéticos.

A designação da nomenclatura dos polímeros baseia-se em normas de referências, como o número CAS do material, na terminologia da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), do Merck e do Food Index ou a nomenclatura genérica INCI, por exemplo: polyquaternium, polyacrylate, entre outros.

Devido à sua alta eficácia, os polímeros são tipicamente usados em pequenas quantidades para exercer várias funções nas