Cabelo: Composição, Estrutura Morfológica e Fisiológica
Propriedades de Força e Elasticidade
Danos ao Fio em Processos Químicos/Oxidantes
Eficácia Cosmética
Conclusão

TABELA1.png

A quinoa (Chenopodium quinoa Willd.), grão nativo da região dos Andes, foi altamente valorizada e considerada a “mãe dos grãos” pelos incas, na Antiguidade. Hoje, a quinoa é amplamente utilizada como alimento por ser uma importante fonte de nutrição, ganhando espaço também na indústria cosmética devido aos diversos benefícios que esses grãos proporcionam.

Nos últimos anos, a quinoa tem recebido destaque especial, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o alimento do século 21, devido ao seu alto valor proteico em comparação aos demais cereais.

A Quinoa Pro EX (INCI name: Hydrolyzed quinoa), da Tri-K Industries, Northvale, NJ, EUA) é uma proteína glúten-free de origem vegetal, livre de parabenos em sua composição e totalmente hidrossolúvel. É um ativo formador de filme altamente substantivo para os cabelos, conferindo aos fios reparo e controle dos danos, assim como a melhora do brilho e a reconstrução profunda, pois age na porção interna e externa dos fios. Apresenta alta concentração de aminoácidos com funções de reparo e hidratação para pele e cabelo, como ácido aspártico, ácido glutâmico, arginina e serina (Tabela 1).