Componentes Principais
Patentes Recentes Anti-idade
Ingrediente Destacado: Antioxidantes
Formuladores devem ter Cuidado

 

Para os consumidores, o antienvelhecimento mento tem muitas definições e é um argumento de marketing para promover diversos produtos de cuidado pessoal tópico. Dentro da categoria de produtos anti-idade existem diversos produtos de consumo que garantem prevenir as rugas faciais. Como é de conhecimento geral, as rugas estão associadas a causas genéticas e ambientais. Por exemplo, mudanças como a diminuição no número de fibroblastos, ou mudanças biossintéticas de biomoléculas, com base no alto peso molecular da matriz extracelular, assim como a atrofia, que são acentuadas na derme.

Além disso, a agressão externa, especialmente a causada pela exposição ao Sol, acelera a formação de rugas faciais. Portanto, o envelhecimento da pele pode ser atribuído tanto a mudanças fisiológicas da pele como à fotodegradação. A umidade e o conteúdo de colágeno, assim como a resposta imunológica da pele, são os fatores principais que causam a aparição de rugas. Isso se baseia na diminuição do diâmetro ou na decomposição do colágeno e da elastina, que ocorrem juntamente com a expansão dos vasos sanguíneos. No final, o mecanismo de resistência mecânica e as propriedades viscoelásticas da derme ficam comprometidos, permitindo à pele esticar-se sob a influência de seu próprio peso.

Para tentar evitar essa mudança, os consumidores buscam produtos que fazem que eles pareçam mais jovens, pois estes tonificam a pele ou camuflam visualmente seus atributos negativos. Com essa finalidade, os ingredientes cosméticos ativos foram desenvolvidos para combater a perda do tônus da pele ao, simultaneamente, esticá-la e suavizá-la, melhorando suas propriedades viscoelásticas. Entretanto, os produtos antirrugas que promovem essas mudanças fisiológicas e oferecem esses benefícios suscitaram questionamentos sobre a sua natureza. Questiona-se, por exemplo, se eles são verdadeiramente produtos cosméticos ou são realmente produtos farmacêuticos, portanto, medicamentos.

Infelizmente é difícil voltar no tempo em relação à deterioração da fisiologia da pele relacionada com a idade, mas três abordagens tópicas podem fornecer efeitos anti-idade por outros meios, como: cobrir ou preencher as rugas para que a pele fique com aspecto mais suave; esticar a pele por meio de efeitos adstringentes; e melhorar fisiologicamente os próprios mecanismos de reparação da pele. Estudos atuais na área de genoma, DNA e reparação celular tendem a apoiar esta última