Combinação das Quatro Espécies
Caracterização
Avaliação da Eficácia Cosmética
Conclusões

 

A Patagônia argentina ostenta uma das mais belas paisagens do mundo, com grande variedade de climas, populações e recursos naturais. Ocupa 29% da superfície total da Argentina. Seus biomas são representados pela selva, a estepe, as escarpas da costa atlântica e as montanhas do extremo sul da Cordilheira dos Andes. Nessa grande extensão vivem mais de 138 famílias botânicas, 738 gêneros e mais de 2.400 espécies nativas e aclimatadas.

É uma parte do mundo com baixo índice de contaminação e amplas zonas de áreas protegidas. Ao mesmo tempo, trata-se de uma região com alta incidência de radiação UV, devido às alterações na espessura da camada de ozônio. Assim, as populações ficam mais expostas a esse tipo de radiação.

Essa importante diversidade biológica foi (e continua sendo) preservada pelas culturas aborígenes e pelos imigrantes que lá se instalaram há cerca de duzentos anos, o que permite encontrar uma farmacopeia vegetal muito ampla nessa região.

Com tanta riqueza e conhecimento, a Patagônia nos inspirou a realizar o projeto de um produto (cujo nome comercial Phytoscreen Patagonia, da Novachem, Argentina) baseado na combinação de quatro espécies vegetais: o tabaco do índio (Verbascum thapsus), o pau de pichi (Fabiana imbricata), a mil-folhas (Achillea millefolium L.) e a marcela (Achyrocline satureioides L.).

Todas essas plantas são importantes fontes de flavonoides, ácidos orgânicos e polifenois para o tratamento dos cabelos.

O produto comercial tem o seguinte nome INCI: Water (Aqua) (and) Glycerin (and) Alcohol (and) Sodium PCA (and) Achyrocline satureiodes Flower Extract (and) Verbascum thapsus Extract (and) Fabiana imbricata Leaf/ Stem Extract (and) Achillea millefolium Extract.

Com essa combinação, damos nossa resposta à deterioração intensa - danos físicos (causados pelo pentear e pelo secador) e químicos (provocados por tinturas e permanentes) e pelos numerosos estressores ambientais, além do estresse oxidante próprio do metabolismo -, a que são submetidas diariamente as fibras capilares.

Os efeitos do dano químico decompõem proteínas e aminoácidos, causando a destruição do triptofano e a redução da resistência do cabelo à tensão. Aparecem as pontas duplas e ocorre perda de flexibilidade, de cor e de brilho.