Causas Subjacentes
Como Combater a Celulite?
Novas Armas: Reversão Celular
Estudos Clínicos
Conclusão

FIGURA1.png

Segundo alguns dermatologistas, “85% das mulheres ocidentais têm celulite, e as 15% que não têm, acham que têm”. A indústria de cosméticos da Europa e dos Estados Unidos (e em menor escala na Ásia) investiu grandes esforços na pesquisa desse fenômeno e no marketing de produtos, para ajudar a aliviar os seus sintomas. Na medida que passamos a entender em mais detalhes a estrutura e as causas da celulite, ficamos cada vez mais bem-equipados para desenvolver tratamentos tópicos que reduzem o surgimento do que, muitas vezes, é conhecido como pele “casca de laranja” (Figura 1). 
 
Na verdade, o que é celulite e o que não é?

    
Primeiramente, existe “celulite” e “celulite”, sendo que, para os médicos, trata-se de uma infecção difusa do tecido conectivo, com grave inflamação da derme e das camadas subcutâneas da pele. Já para a indústria de cosméticos, celulite se refere ao aspecto visível da superfície da pele das coxas e nádegas: a pele tem a aparência de casca de laranja ou de grumos de queijo cottage, especialmente visível quando a carne adjacente a esta é levemente comprimida. O termo francês capitons (botões em estofados) também é usado para descrever esse aspecto.

A celulite é observada quase exclusivamente em mulheres, ficando limitada aos depósitos de gordura nas coxas e nádegas, muitas vezes após a efervescência hormonal da adolescência, menopausa e gravidez (estrogênio). Seu acúmulo é ampliado pelo estilo de vida: dieta excessivamente rica em alimentos muito calóricos, falta de