Óleo de Patauá como Ativo Antienvelhecimento
publicado em 06/05/2020
John Jiménez, Alba Lucía Valenzuela, Paola Alfonso, Lina Bonilla
Belcorp - Centro de Inovação e Desenvolvimento, Tocancipá, Colômbia
Neste trabalho, os autores têm como objetivo estabelecer uma estratégia metodológica, com base nos três pilares do desenvolvimento sustentável (justiça social, responsabilidade ambiental e viabilidade econômica), que permita avaliar o óleo de patauá como nova matéria-prima cosmética.
In this paper the authors aim to establish a methodology and bases in the three pillars of sustainable development (social justice, environmental responsibility and economic viability) to assess the “pataua” oil as a new cosmetic raw material.
En ese trabajo los autores tienen como objetivo establecer una estrategia metodológica com base en los tres pilares del desarrollo sostenible (justicia social, responsabilidad ambiental y viabilidad económica) que permita evaluar el óleo de seje como nueva materia prima cosmética.
O que é sustentabilidade?
Metodologia, Resultados e Discussão
Conclusões
Sem dúvida, o futuro da cosmética é a sustentabilidade. As marcas cosméticas verdes que apoiam a sustentabilidade terão forte aumento de vendas.1 As previsões da Mintel - empresa especializada em análise de mercado - indicam que o número de produtos sustentáveis lançados no mercado está crescendo e que, cada vez mais, as grandes marcas têm aderido a esta tendência.2 A proporção de consumidores LOHAS (sigla em inglês para Lifestyles of Health and Sustainability – “estilos de vida de saúde e sustentabilidade”), nos Estados Unidos e na Alemanha, está próxima a 30%.1 Observou-se, no último ano, que as vendas de cosméticos com apelo natural cresceram 15,8% em 2008, em relação a 2007, somando um total de U$ 5 bilhões.3 Por outro lado, as previsões da Organic Monitor (empresa de consultoria especializada em pesquisa sobre a indústria global de produtos orgânicos) indicam que a venda de cosméticos naturais está crescendo num ritmo de US$ 1 bilhão por ano.4
O que é sustentabilidade?
A definição universal de desenvolvimento sustentável é “atender às necessidades da presente geração sem comprometer as necessidades das futuras gerações”.6 Os projetos de sustentabilidade têm de apresentar três características: ser socialmente justos, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis, como mostra a Figura 1.
Metodologia, Resultados e Discussão
Estratégia metodológica
Para facilitar a avaliação da viabilidade e as potenciais aplicações do óleo de patauá (Oenocarpus bataua Mart) em cosméticos, foi estabelecida uma estratégia. Esta foi descrita por meio de parâmetros que devem atender a uma nova
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Benson L. The future of beauty. GCI Magazine, October 2008, p 42-43, 2008
2. Armstrong L. “Extreme ethical” emerges as new cosmetics trend. Cosmeticdesign.com, maio 2009
3. Natural personal care – will the growth continue? Presentation for In-Cosmetics. www.klinegroup.com, april 2009.
4. http://www.organicmonitor.com/r3001.htm, consultado em maio 2009
5. http://es.wikipedia.org/wiki/Choc%C3%B3_biogeogr%C3%A1fico
6. Reporte Brundtland. Comisión mundial para el desarrollo y el médio ambiente, 1987
7. http://aupec.univalle.edu.co/informes/junio98/seje.html, consultado em abril 2009
8. http://www.coama.org.co/proyectos/óleos.htm, consultado em abril 2009
9. Avila L. Sondeo del mercado mundial del óleo de seje. Instituto de Investigación de Recursos Biológicos – Alexander Von Humboldt -, Biocomercio Sostenible, 2002
10. Sotomayor AM, Revista del Departamento de Antropología, Universidad Nacional de Colombia, Maguare 13, 1998, consultado em abril 2009
11. http://www.javeriana.edu.co/Humana/nukak.html, consultado em abril 2009
12. FAO/OMS, Comisión del Codex Alimentarius. Informe de la 17 reunión del comité del Codex sobre grasas y óleos. Londres, Reino Unido, 19–23 de fevereiro de 2001
13. Jiménez J. Análisis sensorial de emulsiones. Desarrollo de uma metodología para su evaluación. Revista Arte y Ciencia Cosmética 16(30), 2005
14. Bonilla L, Jiménez J. Diseño de una metodología para la evaluación de soft focus: aplicación en el desarrollo de formulaciones faciales. Revista Arte y Ciencia Cosmética 19(41):26-46, 2008
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.