O que é sustentabilidade?
Metodologia, Resultados e Discussão
Conclusões

 

Sem dúvida, o futuro da cosmética é a sustentabilidade. As marcas cosméticas verdes que apoiam a sustentabilidade terão forte aumento de vendas.1 As previsões da Mintel - empresa especializada em análise de mercado - indicam que o número de produtos sustentáveis lançados no mercado está crescendo e que, cada vez mais, as grandes marcas têm aderido a esta tendência.2 A proporção de consumidores LOHAS (sigla em inglês para Lifestyles of Health and Sustainability – “estilos de vida de saúde e sustentabilidade”), nos Estados Unidos e na Alemanha, está próxima a 30%.1 Observou-se, no último ano, que as vendas de cosméticos com apelo natural cresceram 15,8% em 2008, em relação a 2007, somando um total de U$ 5 bilhões.3 Por outro lado, as previsões da Organic Monitor (empresa de consultoria especializada em pesquisa sobre a indústria global de produtos orgânicos) indicam que a venda de cosméticos naturais está crescendo num ritmo de US$ 1 bilhão por ano.4

 

O que é sustentabilidade?

A definição universal de desenvolvimento sustentável é “atender às necessidades da presente geração sem comprometer as necessidades das futuras gerações”.6 Os projetos de sustentabilidade têm de apresentar três características: ser socialmente justos, ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis, como mostra a Figura 1.

FIGURA1.png

 

Metodologia, Resultados e Discussão

Estratégia metodológica

Para facilitar a avaliação da viabilidade e as potenciais aplicações do óleo de patauá (Oenocarpus bataua Mart) em cosméticos, foi estabelecida uma estratégia. Esta foi descrita por meio de parâmetros que devem atender a uma nova