Teor de Água na Pele
Pele Seca
Restauração da Água na Pele
Conclusão

 

Mais do que somente uma cobertura viva, a pele, na verdade, tem outras propriedades importantes, sendo responsável por funções vitais. É um órgão que isola o organismo do meio ambiente e, ao mesmo tempo, mantém contato direto com este, recebendo calor, frio e sensações agradáveis e dolorosas. Como um reator químico, processa drogas e produz enzimas e hormônios. Também oferece proteção contra choques mecânicos, pressão e fricção, e sua barreira ácida natural previne a entrada de germes.

     A pele humana é formada por três camadas que atuam em harmonia entre si (Figura 1), sendo que cada uma possui funções específicas. São elas:

FIGURA1.png

     - Epiderme: camada mais externa, portanto, em estreito contato com o meio ambiente. É relativamente delgada, formada por várias camadas e se mescla com a camada seguinte, a derme. O estrato córneo ou camada de queratina é a parte mais externa da epiderme. Possui várias camadas de células achatadas mortas, atuando como uma barreira para proteger os tecidos subjacentes contra lesões e infecções, além de reter a água e os eletrólitos.

     - Derme: é responsável pelas propriedades elásticas da pele. Possui fibras de colágeno e elastina, que estabilizam a pele e a protegem contra lesões mecânicas, prevenindo seu rompimento. Na derme também estão presentes as raízes dos pelos, as glândulas, terminações nervosas (que detectam sensações, como dor, temperatura e prurido) vasos sanguíneos e alguns tipos de células (sendo a maioria fibroblastos).  Outros dois componentes da derme, o ácido hialurônico e a condroitina, macromoléculas com notável capacidade de retenção de água, nutrem a epiderme com este líquido.

     - Hipoderme: é a camada mais profunda da pele. Contém principalmente células gordurosas, além de nutrientes, vasos sanguíneos, glândulas sebáceas e sudoríparas, e músculos eretores dos pelos. A hipoderme tem muitas funções, entre elas: isolamento térmico, depósito nutritivo de reserva e proteção mecânica do organismo contra pressões e traumatismos externos.

 

Teor de Água na Pele

O conteúdo de água nas camadas mais profundas da epiderme viva equivale à quantidade deste líquido nas células vivas, ou