Mecanismos de Oxidação e Antioxidação
Antioxidantes na Proteção Cutânea
Estabilização
Medida de Eficácia
Conclusões

 

Podemos definir antioxidantes como átomos ou moléculas que possuem a capacidade de inibir ou reduzir reações indesejáveis provocadas pelo oxigênio, tanto no âmbito molecular quanto na forma de espécies químicas relacionadas a outras moléculas. De modo geral, as substâncias antioxidantes estão presentes em todos os seres vivos, como um sistema de contenção e combate a ação de espécies de oxigênio no interior das células.

Na verdade, a vida biológica, num ambiente rico em oxigênio como nossa atmosfera, é como se fosse uma viagem contínua, com paradas de reações interdependentes de oxirredução. A importância do controle desses processos explica como as espécies antioxidantes e os mecanismos relacionados a estas são encontrados em todos os organismos vivos.

Em determinadas situações, a proteção celular contra a ação oxidante se torna insuficiente, resultando em aumento descontrolado da peroxidação lipídica. Nesses casos, a arquitetura das membranas celulares é influenciada, com a redução funcional das organelas. Além disso, a funcionalidade vital das células fica reduzida, ou por causa da inativação das enzimas da membrana, que têm necessidade de um ambiente lipídico íntegro para seu bom funcionamento, ou do enfraquecimento ou da desativação dos receptores postados sobre a membrana. Para complicar o quadro, os lipídios peroxidados podem ativar novas reações radicalares, formando, em série, agentes destruidores dos grupos tiois (-SH), proteínas e outros elementos celulares. Os hidroxi-alquenos que se formam nessa reação possuem propriedade quimiostática, e podem provocar reações