Tipos de Emolientes
Propriedades Físico-Químicas
Índice de polaridade
Formulações de Produtos Solares
Comedogenicidade
Principais Tipos de Emolientes
Conclusão

 

As características físico-químicas dos ingredientes da fase oleosa, numa emulsão cosmética, determinam seus efeitos sobre a pele, como as capacidades de amaciar e espalhar, causar oclusão e hidratar. Essas propriedades inerentes à fase oleosa da emulsão podem ser resumidas pelos termos “emoliente” e “emoliência”. Etmologicamente, a palavra “emoliência” deriva do latim mollire, que significa abrandar e suavizar.

Do ponto de vista cosmético, a emoliência é um determinado estado do estrato córneo caracterizado por certas suavidade, brandura e flexibilidade provocadas pelo conteúdo suficiente ou adequado de água proveniente do interior da barreira cutânea, que penetra o estrato córneo e entra em equilíbrio com a porção de água que se evapora ao atingir o meio externo.

Além da maciez geral, o emoliente pode “aplanar” a superfície da pele, reduzindo a profundidade das rugas da face ao distender os corneócitos. Esse efeito pode simplesmente ser o resultado da hidratação proporcionada pelo efeito oclusivo dos