Metabolismo na Pele
Diferenciação das Células da Pele
Proteção Contra Ataque Microbiano
Radiação UV e Dano à Pele
Pigmentação da Pele
Folículos Pilosos
Modo de Ação
Conclusão

 

Embora já seja conhecida desde 1922, a vitamina D3 ou colicalciferol só foi identificada mais recentemente, no final da década de 60, como precursora do esteroide ativo 1,25-di-hidroxivitamina D3 ou calcitriol. Esse esteroide ativo era conhecido por seu envolvimento no metabolismo do cálcio, ou seja, por seus efeitos sobre a mineralização óssea. Por isso, as crianças passaram a ingerir óleo de peixe, que possui altas concentrações da vitamina D3. A suplementação alimentar com vitamina D é comum hoje em dia, e beneficia toda a população.

Inicialmente, supunha-se que o metabolismo da vitamina D3 para calcitriol ocorria apenas no fígado e nos rins. Porém, mais recentemente, constatou-se que o receptor de vitamina D (VDR) para 1,25-di hidroxivitamina D3 está presente em mais de 30 tecidos ou órgãos, inclusive na pele, o que gerou novos estudos e relatórios sobre as atividades dos metabólitos da vitamina D e seu papel regulador de importantes funções celulares da pele.

 

Metabolismo na Pele

O metabolismo da vitamina D na pele é um processo de várias etapas, que começa com o 7-de-hidrocolesterol.1-3 Essa é uma molécula importante na síntese do colesterol e está presente, principalmente, no estrato espinoso e no estrato basal da