Materias e Métodos
Proteção UV com Diéster
Testando a Proteção UV com Tensão de Tração
Conclusões

 

Assim como a pele, o cabelo é susceptível ao dano causado pela exposição ao Sol. Esse dano afeta sua estética e suas propriedades físicas e mecânicas, resultando num cabelo opaco, liso. Pesquisas indicam que tanto a radiação UVA como a UVB são responsáveis por esse dano. Hoting,1 por exemplo, estudou mechas de cabelo tingidas de vermelho, expondo-as às radiações UVA e UVB, e observou que elas descoram mais intensamente após a exposição à UVA. A cor artificial de cabelo baseada em intermediários pirazólicos também mostrou descoramento significativo após lavagem com shampoo e exposição à UV.2 Hoting então concluiu que a exposição à radiação UVA resulta em alteração perceptível e significativa na coloração de cabelo tingido de vermelho. De acordo com sua pesquisa, o pigmento vermelho introduzido na fibra capilar pelo processo de tingimento atua como um fotorreceptor, absorvendo fótons e degradando-se fotoquimicamente diante da radiação de luz visível e UVA.

Os efeitos da radiação UVB também podem ser graves, resultando em quebra das pontes de dissulfeto tanto dentro da fibra capilar como na superfície da cutícula.3 Essas rupturas nas ligações de dissulfeto da fibra capilar podem ter impacto maior nas propriedades mecânicas do cabelo, levando-o à perda da resistência à tensão de tração, e ao aumento na porosidade e nas irregularidades da superfície do fio.

Para proteger o cabelo dos danos causados pela UV são depositados filtros que absorvem a luz UV incidente em sua superfície. Como foi observado, já que ambas as radiações, UVA e UVB, causam danos graves e perceptíveis, absorvedores