HGFs: Papel e Resultados
Histórico da Eficácia dos HGFs
Aplicação dos HGFs
Formulando com HGFs
Conclusão

 

Com o marketing usando termos populares, como pés de galinha, espinhas e manchas actínicas, é muito fácil que o consumidor não perceba o fato importante de que a pele humana é um órgão vivo e dinâmico. A aparência estética, por sua vez, é uma força que impulsiona a percepção do consumidor, fazendo que, muitas vezes, os estudos e as pesquisas se concentrem nos efeitos das propriedades hidratantes, para recuperar as células mortas e queratinizadas da superfície. Evidentemente, um tratamento de pele é muito mais do que aquilo que se vê em sua superfície. Por isso, é importante entender como as células nascem, vivem e se reproduzem no corpo humano. O conhecimento desses mecanismos nos proporciona os recursos para curar ou controlar doenças que resultam do desenvolvimento anormal das células, como deformidades físicas, demência senil, lenta cicatrização de ferimentos e tumores.

Nos últimos anos, houve aumento do número de pesquisas médicas de grande importância, com avanço dos processos de cura de ferimentos e de regeneração dos tecidos. A finalidade dessas pesquisas era identificar um processo de curar e, de forma bem-sucedida, transplantar tecidos “trabalhados” a partir de células-tronco ou células-mãe. Por meio dessas pesquisas, os fatores de crescimento humano (HGFs) surgiram como componentes fundamentais da cicatrização de ferimentos, com enorme potencial para o rejuvenescimento da pele. É importante que o leitor não confunda HGF com hormônio do crescimento humano (HGH, sigla em inglês para human growth hormone).

 

HGFs: Papel e Resultados

As proteínas do HGF são produzidas naturalmente pelos ribossomos de muitos tipos diferentes de células, em todo o organismo, e se ligam a receptores na superfície das células, inicialmente para ativar a proliferação e, ou, a diferenciação