Microrganismos Encontrados em Cosméticos
Testes de Desafio
Velocidade de Ação do Preservante
Influência da Embalagem
Implicações Toxicológicas
Qualidade da Água
Higiene e Limpeza
Sistema Preservante Ideal
Preservação de Produtos Orgânicos e Naturais
Conclusão

 

Os cosméticos são produtos originais, muito diferentes dos alimentos e sem limites de uso; sobrepõem-se aos produtos farmacêuticos, mas sem os rigores do processo de fabricação empregado para essa categoria de produtos.

A microbiologia dos cosméticos é também uma ciência e uma prática original. Ao contrário dos conceitos da microbiologia de alimentos e de fármacos, ela não tem como base programas acadêmicos estabelecidos ou publicação significativa de bibliografias. É empírica, aprendida com a experiência, e com princípios e práticas, raros na literatura. Esse campo tem poucos mentores, além de uma pequena fraternidade cujos segredos são, em geral, pouco compartilhados.

A finalidade deste texto é dividir experiências originais do autor, adquiridas em um longo período de consultoria, e cobrir os vários aspectos que são críticos para a fabricação de cosméticos seguros do ponto de vista microbiológico. As conclusões aqui apresentadas permitem sua aplicação imediata.

 

Microrganismos Encontrados em Cosméticos

Os microrganismos encontrados em cosméticos são originários do meio onde são fabricados. Estão presentes em locais, como: solo, plantas, ar, água, matérias-primas e pessoas envolvidas com o processo. As contagens microbiológicas adotadas nas plantas de fabricação são cada vez mais variadas e menores, embora a diversidade de microrganismos presentes tenda