Formulando com Nanopartículas
Segurança das Nanopartículas
Avaliar a Penetração na Pele
Brechas na Compreensão
Condições da Vida Real
Implicações da Liberação
Conclusões

 

A maioria dos materiais da nanoescala, sejam projetados ou naturais, caem em uma de quatro categorias: 1) óxidos metálicos, como o zinco e o titânio usados em cerâmicas, agentes químicos para polimento, revestimento resistente a raspagem, cosméticos e filtros solares; 2) nanoargilas, que têm origem natural e são partículas de argila em forma de placa que fortalecem ou enrijecem os materiais ou os transformam em retardadores de chamas; 3) nanotubos usados em revestimentos para dissipar ou minimizar a eletricidade estática; e 4) pontos quânticos, utilizados em medicina de exploração ou em automontagem de estruturas nanoeletrônicas.

Geralmente, as nanopartículas usadas em cosméticos, como dióxido de titânio e óxido de zinco, pertencem à primeira categoria e são empregadas como filtros solares. Ambos os tipos de nanopartículas são desenhadas e têm uma forma regular; é essa forma regular que é útil nos cosméticos. Pelo menos dois aspectos são importantes aqui: o tamanho absoluto das nanopartículas, assim como suas propriedades de superfície, que determinam sua eficácia como filtros solares protetores.

O tamanho da partícula determina a área de superfície relativa. A área de superfície de um centímetro cúbico de um material