Considerações Especiais ao Formulador Cosmético
Excipientes e Liberação
Problemas Técnicos Não Resolvidos
Influência de Novos Desenvolvimentos
Foco no Futuro: Próxima Geração de Produtos
Conclusões

 

Apesar do fato de tanto a indústria farmacêutica quanto a indústria cosmética estarem interessadas em formulações que liberem efetivamente fármacos e ingredientes ativos, ambas também têm necessidade de preencher outras exigências, o que pode prejudicar o desenvolvimento de formulações efetivas.

Na área farmacêutica, o número dos excipientes que podem ser usados é muito mais limitado do que na indústria de cosméticos.

Tendo em vista os altos custos envolvidos no registro de novos excipientes, e pelo fato de a indústria farmacêutica tender ao conservadorismo, provavelmente essa limitação de novos excipientes tem tudo para continuar como está.

Já a indústria cosmética não necessita enfrentar problema de tamanho porte. Neste caso, pode-se escolher entre, literalmente, milhares de ingredientes para formulação; mas a criação de um produto agradável sensorialmente é considerada como objetivo principal.

Nas duas áreas, o grande problema é que apenas um pequeno percentual de ingredientes ativos aplicados é absorvido e chega ao local desejado. Essa característica, em especial, é um problema na área farmacêutica, onde o conservadorismo tem conseguido obter pouquíssimos produtos com liberação otimizada do fármaco.

A indústria de cosméticos é, de longe, muito menos conservadora, mas, devido às estratégias de formulação fortemente focalizada em considerações sensoriais, a liberação de ingredientes ativos na pele também está longe de atingir o ponto ótimo. Na verdade, existe uma série de formulações padronizadas, com boas características sensoriais, nas quais é possível incorporar um novo ingrediente ativo. De modo geral, essas formulações otimizam a estabilidade físico-química da formulação, além da estabilidade química do ingrediente ativo; em estudos clínicos, muitas vezes, sua eficácia é mais uma questão de sorte do que de projeto do experimento.

Como a liberação na pele era uma preocupação primária das empresas de cosméticos e medicamentos, foram desenvolvidos ou selecionados os fármacos e ingredientes ativos com características físico-químicas mais adequadas à liberação neste