Envelhecimento da Pele
Espécies Reativas de Oxigênio (ERO)
Métodos
Atividade Anti-ERO
Conclusões

 

As empresas de fragrâncias naturais, muitas vezes, estão interessadas no impacto olfativo que os extratos vegetais podem exercer como resultado do projeto de novos aspectos das fragrâncias. A hidrólise de plantas gera óleos essenciais caracterizados por moléculas com volatilidade relativamente elevada, frequentemente usadas para as notas altas e médias – as duas frações mais voláteis – de uma fragrância. A aromaterapia tradicional tem afirmado que os óleos essenciais possuem atividade na pele, mas só recentemente a pesquisa substanciou que podem agir como ingredientes ativos em produtos cosméticos.

Por exemplo, o uso mais reconhecido dos óleos essenciais tem sido para atividade antimicrobiana contra a Propionibacterium acnes1 ou a Malassezia furfur2 para acne e aplicações anticaspa. Além disso, os estudos destacaram o uso de óleos essenciais como potencial anti-inflamatório e agentes antioxidantes.3,4

Para medir a capacidade antioxidante dos óleos essenciais, será preciso projetar cuidadosamente os experimentos, como demonstrou o trabalho de Zhao5 e o deste autor, descrito neste artigo,6 uma vez que evidentemente o projeto afeta o resultado. Assim, por exemplo, embora algum outro trabalho já tenha relatado a atividade antioxidante dos óleos essenciais, o deste autor demonstrou que somente óleos essenciais com quantidade elevada de moléculas fenólicas, como eugenol e timol, podem atuar com a mesma eficiência de captadores bem-sucedidos de radicais livres, BHT e vitamina E.

A extração de vegetais por solventes voláteis gera um absoluto que captura notas voláteis, além de moléculas com odor sustentável, o que contribui para a nota de coração e de fundo de uma fragrância.

A análise quantitativa da maioria dos absolutos identificou moléculas mais pesadas, como flavonas, diterpenos e triterpenoides;7 ésteres e lactonas;8 e polióis, ácidos, ácidos graxos e esterois9 que podem ter interessantes propriedades cosméticas. Um objetivo da empresa Robertet Aromacosmetic Laboratory é estudar as diferentes propriedades desses extratos e usá-las como base para o desenvolvimento de fragrâncias ativas funcionais. A recente pesquisa expandiu-se para avaliar os efeitos desses materiais sobre o clareamento, amaciamento e adelgaçamento da pele.

O objetivo deste trabalho foi investigar o uso complementar de extratos naturais numa fragrância ativa com atividade de amplo espectro contra fatores conhecidos de envelhecimento da pele. Estudos anteriores in vitro, realizados na empresa, em extratos naturais individuais, foram usados para ajudar os pesquisadores a criar uma fragrância contendo 50% ou mais de