Hiperpigmentação
Melasma
Agentes Despigmentantes
Alfa-Hidróxi-Ácidos
Ácido Glicólico
Atuação do Esteticista
Considerações Finais

 

Um fator responsável pelas diferenças de tonalidade da pele são as discromias, que podem ser representadas por manchas mais claras (hipocromias) ou mais escuras (hipercromias) do que a coloração da pele normal e produzem, na maioria das vezes, um resultado estético desagradável.

As hipercromias são desordens de pigmentação que têm origem na produção exagerada de melanina. Essas manchas podem surgir devido a fatores como envelhecimento, alterações hormonais, inflamações e exposição solar, entre outros.

Várias substâncias são utilizadas no tratamento de hipercromias, tanto isoladas quanto associadas. Pode-se citar, por exemplo, o ácido glicólico como agente despigmentante de relevância, tendo desta maneira sua ação clareadora avaliada como adjuvante na amenização do melasma epidérmico.

O objetivo deste trabalho é compreender a eficácia do ácido glicólico como adjuvante na amenização do melasma epidérmico, descrever os tipos de melasma e apresentar os efeitos do ácido glicólico como tratamento do melasma epidérmico. Por meio