Características do Consumidor Verde
Diferenças entre as Terminologias
Certificação
Escolha das Matérias-Primas|
Embalagem
Conclusão

 

De acordo com o relatório Planeta Vivo 2006, da World Wide Fund for Nature (WWF), a exigência humana sobre os ecossistemas do planeta ultrapassa, desde o final da década de 80, a biocapacidade da Terra. A exigência global por recursos naturais é superior à oferta. Em síntese, as pessoas estão, numa velocidade muito maior do que a natureza consegue regenerá-se, transformando os recursos naturais em resíduos. O referido relatório conclui que: “(...) estamos vivendo além de nossas possibilidades e as escolhas feitas hoje determinarão as possibilidades das gerações que nos sucederão”.1 Há, portanto, a necessidade de desenvolvimento aliado à sustentabilidade para promover condições de sobrevivência às gerações futuras.

Sustentabilidade, palavra cada vez mais utilizada pelas empresas de diversos setores, também é um conceito que vem sendo responsável por mudança de comportamento dos consumidores e empresários, conduzindo novos rumos para o desenvolvimento de novas matérias-primas e produtos, gestão ambiental, otimização de recursos energéticos, tratamento de resíduos, gestão de pessoas e comportamento de consumo.

Perguntas sobre quais são as origens dos produtos que utilizamos, como estes são produzidos, biodegradabilidade, degradação, segurança e qual tratamento recebem as pessoas que produzem esses produtos fazem, cada vez mais, parte dos questionamentos dos consumidores.

Mas, afinal o que é sustentabilidade? Uma sociedade sustentável é “(...) aquela capaz de satisfazer suas necessidades sem comprometer as chances de sobrevivência das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”.2

O conceito e a prática de sustentabilidade devem estar harmonizados entre si e enraizados na cultura das empresas, dos produtos e dos consumidores. Não é coerente uma empresa levantar a bandeira da sustentabilidade e ao mesmo tempo adotar práticas que contradizem este conceito.

Com base nesta premissa surgiu o conceito de cosméticos orgânicos, que tem como base a agricultura orgânica. Esta se diferencia da agricultura convencional porque prioriza o meio ambiente, a justiça social e o crescimento econômico racional e sustentável.3 “Procura promover a saúde dos seres humanos e o equilíbrio ambiental, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Enfatiza o uso de práticas de manejo, excluindo a adoção de agroquímicos, assim como a de