O avanço da indie brands

Valores e propósitos

 

O avanço da indie brands

     
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entre as principais tendências de consumo apontadas recentemente pela Euromonitor, estão o posicionamento ético e a busca por marcas que ofereçam produtos e serviços autênticos e inovadores. Esses dois aspectos favorecem o fortalecimento das indie brands, marcas que nascem de forma independente e que estão estabelecendo novas formas de encantar e se conectar com o consumidor.

     O termo indie entrou em uso no início da década de 1980, quando músicos e produtores passaram a atuar de forma independente, na contramão da indústria musical. Com o tempo, o termo foi aplicado a outros setores, para caracterizar projetos inovadores e que fogem dos padrões do mercado. Marcas indie exploram novas estratégias de marketing, ferramentas digitais, designs e modelos de venda, com inovações também na gestão dos negócios.

     “As marcas indie não são de grande tamanho, como as tradicionais. Portanto, pode ser que seu Market share em alguns casos não seja tão expressivo. Contudo, essas marcas apresentam crescimento anual em vendas de dois e três dígitos. Elas são financiadas de maneira independente, geralmente produzem lotes pequenos para o mercado, fazem uso do marketing não tradicional e são mais arriscadas na hora de criar conceitos diferenciados. Em alguns casos, o financiamento é obtido por meio de crowdfunding”, apontou John Jimenez, cientista de P&D da Belcorp Colômbia, em sua coluna na revista Cosmetics & Toiletries Brasil, em agosto de 2018.