Propriedades Almejadas

Componentes Usados em Shampoos

Agentes de Limpeza
Tensoativos aniônicos | Tensoativos Anfóteros | Surfactantes Não Iônicos

Estabillzadores de Espuma

Agentes Condicionadores

Espessantes

Miscelânea de Aditivos

 

O cabelo e o couro cabeludo acumulam ampla variedade de impurezas, incluindo oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas, células mortas descamadas, resíduos de cosméticos, fixadores e condicionadores para cabelos, bem como sujeira e fuligem do ar. Os cabelos sujos perdem o brilho, tornam-se oleosos e rebeldes e desenvolvem odor desagradável, a limpeza do cabelo e do couro cabeludo tem sido muito valorizada na cultura atual, e os shampoos têm tido sua importância e utilização de tal modo incrementadas, que chegam a totalizar mais de 1,5 bilhões de dólares em vendas.

A finalidade de um shampoo é limpar os cabelos e ainda deixá-los reluzentes e maleáveis. Pode parecer bastante simples, mas trata-se de uma tarefa extremamente difícil, exigindo boa dose de empenho e uma cuidadosa harmonização dos componentes para o desenvolvimento de um produto que obtenha boa aceitação junto ao consumidor e seja de uso seguro. Para complicar o problema, a combinação de ingredientes que produz um shampoo perfeito para cabelos normais, pode ser ineficiente para outros tipos de cabelo. Os shampoos podem ser formulados como líquido ou gel, podem ser transparentes, perolados ou opacos, ou ainda, em cremes, para cabelos normais, oleosos, secos, descoloridos, tingidos, com permanente, alisados, ou danificados.

O formulador se depara literalmente com centenas de tensoativos, estabilizadores de espuma, condicionadores capilares, espessantes, opacificantes, preservativos e. componentes promocionais, à sua escolha para o desenvolvimento de tais formulações. Este artigo se propõe a descrever os vários tipos de materiais disponíveis ao formulador, de forma a tomar menos confuso o trabalho de formulação do produto desejado e, como um guia, adiar o planejamento dos tipos de