Descrição de Materiais e Métodos
Teste de Avaliação Visual
Capacidade de Limpeza
Poder Espumógeno
Leitura de pH
Resultados Principais
Conclusão

 

Atualmente, encontram-se à disposição no mercado brasileiro, preparações para a limpeza dos cabelos utilizando tensoativos aniônicos e preparações condicionadoras de cabelos à base de tensoativos catiônicos. Com a finalidade de se obter ambas as características, ou seja, efeito condicionador e de limpeza em um mesmo produto, procuramos associar os dois tipos de tensoativos em uma mesma preparação, verificando a possível compatibilidade entre eles, pois de acordo com literatura, tensoativos aniônicos e catiônicos são incompatíveis10.

Neste trabalho, escolheu-se dois agentes tensoativos aniônicos e a estes tensoativos separados ou em associação, adicionou-se um tensoativo catiônico  e testou-se, nas diferentes preparações, a concentração máxima de catiônico suportada por estas, ou seja, até que ponto a adição do catiônico não causa alterações físicas como turvação, precipitação ou floculação nos tensoativos aniônicos.

 

Descrição de Materiais e Métodos

Os tensoativos aniônicos usados foram: Lauril Sulfato de Trietanolamina e Lauril Éter Sulfato de Sódio, os quais têm propriedades detergentes, são emulsificantes tipo O/A e apresentam grande poder espumógeno.

O tensoativo catiônico utilizado foi o cloreto de Cetil Trimetil Amôneo, com funções antiestáticas, bactericidas, grande afinidade pelos cabelos, diminuindo o efeito de "flyaway" por neutralizar as cargas negativas da queratina do cabelo16.

Com a finalidade de aumentar a concentração do tensoativo catiônico, usou-se também um tensoativo não iônico, a