Eliminação das Fontes de Agentes Nitrosantes
Adição de Agentes Bloqueadores
Eliminação da Amida em Preparados Cosméticos

 

O uso de amidas ou aminas como ingredientes em de amidas ou aminas como ingredientes de nitrito como um contaminante, ou compostos con tendo nitro-grupos, pode levar à formação de nitrosamidas ou nitrosaminas, muitos dos quais são co nhecidos carcinógenos. Os métodos utilizados na minimização destas reações de nitrosação, incluem  a remoção de fontes de espécies nitrosantes, evitar a indevida exposição ao ar, e a adição de agentes bloqueadores, tais como ácido ascórbico, ascorbil palmitato ou tocoferol. Mais de 120 compostos N-nitrosos (incluindo nitrosamidas e nitrosaminas), foram examinados em relação à atividade carcinogênica em animais, e cerca de 80% desses compostos, foram verificados como sendo carcinogênicos em algum grau.

A carcinogenicidade foi demonstrada em várias espécies animais, como: camundongos, hamsters, peixes, cobaias, coelhos, caes e macacos. Um composto que demonstrou ter moderada atividade carcinogênica, e foi encontrado em quantidades variáveis em muitos produtos cosméticos, é o Nnitrosodietanolamina (C4H10N2O),  NDELA, cuja estrutura é:

Figura1.jpg

Num estudo de administração em ratos, uma dose cumulativa de 150-300 g/kg de peso corporal, produziu câncer no fígado, em 20 dos 20 animais, num período de 240 dias. Em hamsters sírios, 15 g/kg de peso corporal, administrados subcutaneamente, produziram câncer na traquéia e na cavidade nasal em 39 dos 56 animais, num período de 546 dias. Essencialmente, todas as amidas e aminas, devem ser consideradas capazes de formar um composto N-nitroso, num grau maior ou menor. Devemos para isto, levar em consideração, dois parâmetros: o primeiro, é a presença de um agente nitrosante, e sua ativação, o segundo é o estado químico no qual o composto de amida ou amina existe numa formulação.

Diversas considerações podem ser feitas, sobre a forma na qual diferentes tipos de compostos de amidas e aminas reagem