Introdução

Parte Experimenta
SíntesePropriedades | Aplicação em xampus | Avaliação prática do diestearato de PEG 6000 em xampus | Sugestões para formulações de xampus infantis

Resultados e Discussão
Performance dos xampus

Conclusão

 

A literatura química registra exaustivamente o uso de alcanolamidas de ácidos graxos como agentes espessantes, sobre-engordurantes, estabilizadores e espuma e condicionadores em formulações tradicionais de xampus. Recentemente no entanto, alguns pesquisadores têm proposto a sua substituição, principalmente em produtos cosméticos infantis, por outros espessantes considerados menos irritantes, como o diestearato de PEG 6000.

Em consonância com as tendências mais modernas e com as exigências sempre crescentes do mercado cosmético, elaboramos um amplo estudo visando o desenvolvimento de um processo de obtenção para o diestearato de PEG 6000, bem como para o seu emprego em formulações de xampus, especialmente aos dirigidos ao público infantil. Esse desenvolvimento acarretou a pesquisa de métodos analíticos adequados para que fossem corretamente avaliadas a qualidade da matéria-prima empregada e do produto final obtido, cujos resultados incluímos nesse trabalho.

 

1. Introdução

Diésteres de polietileno glicóis de alto peso molecular são tensoativos não-iônicos  frequentemente utilizados na área cosmética devido a suas propriedades espessantes'. Dentre eles tem particular destaque o diestearato de PEG 6000, denominado pelo CTFA como PEG 150 diestearate2.

Por apresentarem baixa irritabilidade, esse produtos são especialmente utilizados em formulações de xampus infantis, em substituição a outros materiais considerados mais irritantes3. Essas formulações normalmente empregam como bases