Preparo dos Banhos de Carbonato
Densidade Efetiva
Efeitos dos Banhos Bicarbonatados sobre o Fluxo Saguíneo
Efeito sobre Isolamento Térmico
Transpiração
Efeitos Clínicos
Conclusão



A água mineral carbonatada tem efeito isolante térmico e tem sido usada desde a Antiguidade. Acredita-se que seus efeitos fisiológicos tenham como base a vasodilatação periférica induzida pelo dióxido de carbono, resultando num estímulo a circulação(1-4).

As nascentes naturais carbonatadas são encontradas em vulcões adormecidos da Europa. Há muitas delas, mundialmente famosas, na Alemanha Ocidental e arredores, o que conseqüentemente favorece avanços de pesquisa e aplicação clínica. Em abril de 1984, reuniu-se em Bad Krozingen, Alemanha Ocidental, um simpósio internacional sobre nascentes carbonatadas.

Existem poucas nascentes naturais carbonatadas em países com vulcões em atividades, como é o caso do Japão, e esta ausência tem propiciado numerosos estudos sobre banhos carbonatados artificiais. No Japáo, nascente carbonatada é definida como aquela em que um quilograma de água mineral contém mil miligramas (1.000mg ou 1.000ppm), ou mais, de ácidos carbônicos(5). Com esta densidade, seus efeitos são notáveis; entretanto, alguns estudos consideram a aplicação de banhos carbonatados de baixa densidade.

Nesse sentido, um estudo básico que usou tabletes de banho fabricados com carbonato e ácidos orgânicos, esclareceu, além de seus efeitos fisiológicos básicos(6,8), que estes efeitos são os mesmos, tanto nos banhos artificiais como nas nascentes naturais; ainda que a densidade de CO2 dos primeiros seja considerada mais baixa. Este artigo, baseando-se em descobertas de pesquisas recentes, descreve a função básica e os efeitos dos tabletes de banho carbonatados.

Preparo dos Banhos de Carbonato

Dois métodos de preparo de banho usam CO2: um deles faz borbulhar o gás diretamente na água; já o segundo, dissolve-o em um recipiente sólido pressurizado. No entanto, esses métodos têm apresentado problemas devido a dificuldade de