Adsorção de Proteína Hidrolisada
Polímeros Catiônicos
Tensoativos Condicionadores
Condicionadores Não-lônicos

 

Devido ao grande número de shampoos condicionadores existentes no mercado, podemos deduzir que muitas pessoas acreditam que um mesmo produto seja capaz de limpar e condicionar os cabelos ao mesmo tempo. Entretanto, a pergunta que intitula este artigo é importante, já que existem muitos problemas técnicos para formular um produto desse tipo.

Mesmo os shampoos normais apresentam algum feito de condicionador, o que poderá ser notado por qualquer pessoa que queira lavar os cabelos com, por exemplo, detergentes utilizados para lavar pratos ou mesmo uma solução pura de lauril sulfato de sódio em água.

Entretanto, para que um shampoo condicionador possa ser oferecido ao consumidor como tal, deve apresentar certas propriedades. Além de limpar os cabelos, o shampoo deverá torná-los fáceis de pentear, secos ou molhados, deve dar-lhes brilho, flexibilidade, consistência e uma aparência volátil. Todas estas propriedades determinam o aspecto e o cuidado dispensado aos cabelos.

Possivelmente, o shampoo condicionador ideal deve ser um produto que esteja no meio termo entre um shampoo normal e um rinse condicionador mas, lamentavelmente, os shampoos e os condicionadores são produtos formulados com funções totalmente opostas - a remoção das substâncias hidrófobas por um lado e a reposição dessas mesmas  substâncias por outro.

São produtos opostos também em outros aspectos: os sharnpoos são compostos por grande quantidade de agentes tensoativos e pequena quantidade de substâncias graxas, enquanto que nos condicionadores essas substâncias estão presentes na razão inversa (dispersas em grande quantidade de água, em ambos tipos de produtos); os tensoativos dos shampoos são geralmente aniônicos, raras vezes catiônicos, enquanto que o contrário se aplica aos condicionadores; shampoos são micro-emulsões e transparentes, a menos que opacificadas intencionalmente, enquanto que os condicionadores são macro-emulsões e opacas (a menos que formuladas especificamente para serem claras).

Além de condicionar os cabelos, existe alguma evidência de que os shampoos condicionadores limpam tão bem? Há vinte ou trinta anos, os shampoos eram formulados como simples soluções de agentes, limpadores aniônicos, com alcanolamidas de ácidos graxos agregados para produzir mais espuma em presença da sujidade dos cabelos, e para controlar a viscosidade do