Desodorantes
Princípios Químicos Germicidas para Desodorantes
Novo Sal Quaternário de Amônio
Verificação da Atividade Desodorante

 

É de conhecimento técnico que o suor produzido pelas glândulas é praticamente inodoro, conforme trabalhos de Barail e Killian-Panzarella.

Shelley, em estudo detalhado sobre o odor axilar, encontrou que a secreção das glândulas apócrinas é inodora e estéril quando chega à superfície da pele, porém desenvolve o típico odor acre do corpo sob a contaminação das bactérias encontradas nas axilas; demonstrou, ainda, que a secreção das glândulas écrinas é inodora e não produz odor apreciável sob a ação das bactérias; a degradação bacteriana desta secreção produz um leve odor muito diferente do produzido pelas glândulas apócrinas.

Killian mostrou que o uso de agentes antimicrobianos, por pessoas com transpiração normal, conduz a uma acentuada redução na formação do odor.

Estamos, portanto, diante do problema: Impedir a ação de microrganismos sobre as secreções das glândulas apócrinas e écrinas, sem causar prejuízo a pele.

E a solução é o uso de preparações denominadas desodorantes.

 

Desodorantes

Os desodorantes são agentes químicos pertencentes a dois tipos básicos: 1) Os que mascaram ou neutralizam os odores com um odor mais intenso; 2) Os que impedem a