Fonte de Radiação
Procedimento nos Testes de Filtros Solares
O Panorama Internacional
Conclusão

 

A queimadura solar é a inflamação cutânea que a maioria de nós experimenta em virtude da exposiçáo aguda a radiação solar. Somos todos bastante familiarizados com o rubor, a dor ou a hipersensibilidade, o edema e, em casos extremos, com a formação de bolhas e o desprendimento de pele que caracterizam a resposta cutânea a tal exposição excessiva. A reação eritematosa é transitória, geralmente se manifestando num espaço de tempo que vai de alguns minutos ou horas após a exposição, atingindo seu máximo em 12 ou 14 horas e persistindo por vários dias. A intensidade dessa resposta depende da sensibilidade ao sol apresentada pela pele de cada indivíduo e da quantidade de energia absorvida.

A agressão do sol a pele não se limita a queimadura solar, é cumulativa e provavelmente irreversível. Ao atingirmos a idade de 30 anos, a maioria de nós já se expôs ao sol o suficiente para produz alterações das fibras colágenas e elásticas, bem como alguma perda de tecido adiposo subcutâneo. Este processo de envelhecimento prematuro continua quando, com o avançar da idade, aumentamos nossa exposição ao sol.

Da mesma forma, é preocupante a epidemia de câncer de pele, de caráter cada vez mais insidioso. Nos Estados Unidos, 500.000 casos novos deste câncer são relatados anualmente, sendo que seu número continua a crescer(1). O sol é fator contribuinte em 90% desses casos(2). Existem pesquisas indicando que pessoas com histórico de queimadura solar dolorosa com formação de bolhas na infância ou na adolescência, têm aparentemente riscos duas ou três vezes maiores de desenvolver melanoma maligno do que outras sem antecedentes deste tipo(3).

Devido a natureza de seu trabalho, muitas pessoas não podem evitar a exposição ao sol; outras continuam a expor seus corpos ao sol em função da valorização estética do bronzeado. Assim sendo torna-se importante a proteção contra os efeitos maléficos do sol.

A proteção efetiva contra a radiação solar é disponível na forma de formulações químicas topicamente aplicadas, conhecidas