Impacto de Fragrâncias na Percepção Sensorial
publicado em 07/07/2020
Gabriela Daniels, Ru En The, Marianne Martin, Slobodanka Tamburic, PhD
London College of Fashion, University of the Arts London, Londres, Reino Unido
Este estudo comparou o impacto de dois tipos de fragrância na percepção tátil de cabelos secos e descoloridos, tratados com uma base ou com um condicionador que permanece após o enxágue. Testes sensoriais mostraram que uma fragrância frutada foi mais bem-sucedida em melhorar a percepção dos cabelos.
This study compared the impact of two fragrance types on the tactile perception of dry, bleached hair treated with a base or enhanced leave-on conditioner. Sensory tests showed a fruity fragrance was most successful at imparting the perception of conditioned hair.
Este estúdio comparó el impacto de dos tipos de fragancias en la percepción táctil del cabello seco y decolorado tratado con una base o un acondicionador sin enjuague mejorado. Las pruebas sensoriales mostraron que una fragancia afrutada fue más exitosa en impartir la percepción del cabello acondicionado.
Pesquisa Contextual
Materiais
Métodos
Análise dos Dados
Resultados
Discussão
Conclusão
Associações de cruzamento modal do processamento de informações olfativas e visuais e olfativas e táteis são de alta significância em produtos cosméticos. Essas associações têm sido demonstradas experimentalmente e são o alicerce da crescente área da ciência sensorial. A associação olfativa e visual vem sendo estudada a partir de diferentes pontos de vista – associações diretas entre cor e odor, ou seja, pepino, hortelã, e limão estão associados com as cores verde, verde-turquesa, e amarelo-alaranjado, respectivamente;1 e a maior intensidade do odor está associada a cores mais escuras.2-3
Outro estudo chegou à conclusão de que a apresentação de pares congruentes de itens visuais/odoríferos comprovadamente facilita a detecção do odor.4
Pesquisa Contextual
A associação de cruzamento modal de odor e tato foi inicialmente examinada no contexto da experiência tátil de tecidos. Laird5 demonstrou que meias de seda foram consideradas superiores ao serem impregnadas com um toque floral, em comparação com as mesmas meias sem esse aroma. Por sua vez, Dematte et al.6 demonstraram que um tecido aromatizado com lavanda foi percebido como mais macio do que um tecido equivalente aromatizado com aroma animal. Esses estudos sugerem que, isoladamente, as formulações podem não gerar percepções táteis positivas no consumidor. O impacto do contexto olfativo (agradável/desagradável) na percepção tátil foi estudado por Croy et al.7, por meio das relações entre imagens por ressonância magnética e percepção, demonstrando que a experiência olfativa desfavorável modula a resposta comportamental e neural do tato afetivo. Stevenson et al.8 exploraram semanticamente as associações de
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