Pesquisa Contextual
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Discussão
Conclusão

 

Associações de cruzamento modal do processamento de informações olfativas e visuais e olfativas e táteis são de alta significância em produtos cosméticos. Essas associações têm sido demonstradas experimentalmente e são o alicerce da crescente área da ciência sensorial. A associação olfativa e visual vem sendo estudada a partir de diferentes pontos de vista – associações diretas entre cor e odor, ou seja, pepino, hortelã, e limão estão associados com as cores verde, verde-turquesa, e amarelo-alaranjado, respectivamente;1 e a maior intensidade do odor está associada a cores mais escuras.2-3

Outro estudo chegou à conclusão de que a apresentação de pares congruentes de itens visuais/odoríferos comprovadamente facilita a detecção do odor.4

 

Pesquisa Contextual

A associação de cruzamento modal de odor e tato foi inicialmente examinada no contexto da experiência tátil de tecidos. Laird5 demonstrou que meias de seda foram consideradas superiores ao serem impregnadas com um toque floral, em comparação com as mesmas meias sem esse aroma. Por sua vez, Dematte et al.6 demonstraram que um tecido aromatizado com lavanda foi percebido como mais macio do que um tecido equivalente aromatizado com aroma animal. Esses estudos sugerem que, isoladamente, as formulações podem não gerar percepções táteis positivas no consumidor. O impacto do contexto olfativo (agradável/desagradável) na percepção tátil foi estudado por Croy et al.7, por meio das relações entre imagens por ressonância magnética e percepção, demonstrando que a experiência olfativa desfavorável modula a resposta comportamental e neural do tato afetivo. Stevenson et al.8 exploraram semanticamente as associações de