Introdução
O Copolímero Silicone Glicol
Silicones Glicóis como Emulsificantes
Condicionamento e Modificação da Resina
Os Super-umectantes
Conclusões

 

Os silicones glicóis são utilizados para oferecer propriedades lubrificantes, estéticas, e tensoativas nas formulações de uso pessoal, e também para a irritação ocular causada pelos tensoativos aniônicos. Um auxiliar de formulação de silicone glicol, que permite a emulsificação de água em cyclomethicone, também é amplamente aplicado em cremes, loções, maquilagens, antiperspirantes e várias novas emulsões em bastão.

Estudos recentes demonstram aplicações adicionais, multifuncionais para os silicones glicóis em produtos para uso pessoal. Estes silicones podem ser utilizados para reduzir significativamente a irritação da pele causada por tensoativos como lauril sulfato de sódio (LSS) e lauril éter sulfato de sódio (LESS). Pode-se utilizar uma forma modificada do copolímero de silicone glocol para formular as primeiras emulsões água-em-óleo, que realmente permanecem estáveis mesmo quando contenham uma percentagem muito elevada de água.

Os silicones glicóis podem ser utilizados como formadores de espuma, ou como condicionadores, umectantes e plastificantes de resinas em produtos para os cabelos. Os silicones glicóis de cadeia curta funcionam como tensoativos muito eficientes,