Utilização de Agentes Bloqueadores em Cremes e Loções
publicado em 01/10/1989
José Antonio Costabile
Química Nacional Quiminasa SA., Itaquaquecetuba, SP, Brasil
A tecnologia de fabricação de cremes e loções é de conhecimento geral, porém, para uma melhor compreensão de nosso trabalho, apresentaremos inicialmente um resumo de como se compõe um creme e qual é a finalidade de cada um dos componentes.
Cremes
Agentes Bloqueadores
Aplicação de Agentes Bloqueadores
Mecanismo de Bloqueio
Conclusão
A tecnologia de fabricação de cremes e loções é de conhecimento geral, porém, para uma melhor compreensão de nosso trabalho, apresentaremos inicialmente um resumo de como se compõe um creme e qual é a finalidade de cada um dos componentes. A seguir serão apresentados diversas formulações de cremes de variados caracteres iônicos e por fim, comparações com cremes utilizando bloqueadores.
Cremes
Os cremes em emulsão são misturas de duas fases estabilizadas por um sistema emulsionante, variando a consistência, desde macio até semi-sólido.
Em produtos cosméticos e farmacêuticos, os cremes em emulsão designam altas concentrações de substâncias emolientes, umectantes e de agentes de limpeza.
As propriedades encontradas em um creme são: hidratação (emoliência); umectação (retardante de perda d'água); limpeza (via solvente e emulsionantes); carregar princípios ativos.
Fazendo-se uma análise mais clara da formulação de um creme teríamos:
Agentes Emolientes
A mais importante função de um creme é a de criar um sistema emoliente. Os principais agentes são: óleo mineral, ésteres
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Endereço para correspondência com José Antonio Costabile. Rua Acurui. 58 - 03355 São Paulo - SP, Brasil.
1. Curso de Cremes e Loções da QUÍMICA NACIONAL QUÍMINASA, Set. 1988 - Dr. Aluísio Marinho de Andrade.
2. Rohm & Haas, Kathon as a Microbicide in Cosrnetics.
3. Hanser, N., Gains and D. D. Lasic. Phisics of Amphiphiles. Micelles, Vesicles and Microemulsions P. Papali, Ed., North Holland Physics Publ. Amsterdarn 1985, pág. 600-670.
4. B .W. Barry, Dermatological Formulations. Percutaneois Absorption; Marcel Rekker N. Y., 1983. pág. 296-407.
5. S. J. Strianse, Hand Creams and Lotions, Cosmetics Science and lechnoiogy, M. S. Balsan and E. Sagarim, Éds., Wiley Interscience, 1972.
6. McCutcheon's Detergent & Creams Emulsifiers, North American Edition, MC Publishing Co. Glen Roek, N. J., 1986.
7. Cosrnetics & Toiletries. Nov. 1986. Crearns & Lotions Documentary.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.