Estabilidade da Emulsão
Estabilização por Sabões e Detergentes
Estabilização por Polímeros
Resinas de Carbômeros como Emulsificantes Primários
Propriedades das Emulsões Estabilizadas por Resinas Carbomer 1342 como Emulsificantes Primários
Comparação entre Emulsões Estabilizadas por Carbômero e Outras Emulsões Convencionais
Aplicações de Emulsões Estabilizadas com Resina Carbomer 1342
Conclusões

 

O uso da emulsão como um veículo nas preparações para a pele, remonta a invenção do primeiro creme frio, realizada por Galeno, cerca de 150 d.C.(1) A loção ou creme continua sendo, ainda hoje, o sistema de distribuição mais popular para a aplicação de cosméticos funcionais na pele. Obteve-se muito progresso no conhecimento a estabilidade da emulsão(2). Entretanto,  o químico cosmético ainda encontra desafio e fascinação na formulação de emulsões que apresentam boa estabilidade a longo período de tempo que os produtos permanecem numa prateleira; em oferecer benefícios perceptíveis; em exibir a elegância esotérica de uma boa formulação cosmética(3).

 Este artigo introduzirá uma maneira para a formulação de emulsões que exibem excelente estabilidade à estocagem, mas que imediatamente "se quebram" ao menor contato com a pele.

 

Estabilidade da Emulsão

 Primeiramente, é apropriado discutir os diferentes mecanismos responsáveis pela estabilidade da emulsão. Define-se uma emulsão como uma dispersão macroscópica de dois líquidos, um dos quais forma a fase contínua do sistema e o outro forma