Introdução
Materiais e Métodos
Resultados e Discussão
Conclusões

 

Em etapas anteriores de nosso trabalho, relatamos resultados concernentes a purificação, controle de qualidade e penetração do colágeno extraído da pele de bovinos; otimização de marcação de proteínas com I125(Cloroglicolurila e Cloramina T); estudos de absorção pela pele de ratos Wistar; estudos de alergenicidade do colágeno em animais de laboratório e seres humanos.

Nesta etapa do trabalho, serão cobertos os seguintes itens:

- Estudos comparativos por HPLC (high performance liquid chromatography) do dano sofrido pela proteína conservada a diversas temperaturas, com a constatação de que o colágeno armazenado sofre dano, detectável pelo método empregado.

- Analise por HPLC e eletroforese da agressividade dos métodos de iodação utilizados (Cloroglicolurila e Cloramina T): a) utilizando I127(iodo estável), b) utilizando I125.Com os métodos de detecção utilizados para I127,observa-se que a proteína é danificada pelo tratamento com os reativos empregados pelo método da Cloramina T, o que não ocorre com o método da Cloroglicolurila. No caso do I125, a proteína é danificada por ambos os métodos utilizados, mas em muito menor grau pela Cloroglicolurila.

- Biodistribuição e características de absorção do colageno-I125em ratos Wistar, veiculado sob forma aquosa, seguindo duas vias de administração: tópica (sobre a pele) e subcutânea. A diferença entre o perfil de distribuição das duas vias e atribuível