Fase Experimental
Preparo das Composições e Elaboração dos Pseudo-Diagramas de Fase
Resultados e Discussão
Elaboração dos Pseudo-Diagramas de Fase Selecionados
Propriedades Físico-Químicas das Composições em Função da Água Incorporada
Aspecto Visual/Microscópico das Diversas Composições à Luz Polarizada
Condutividade Elétrica
Comportamento Reológico
Variação Conjunta das Propriedades Físico-Químicas Estudadas
Conclusões

 

A exposição prolongada da pele aos raios solares pode acarretar alterações cutâneas que vão desde uma simples queimadura solar ate processos degenerativos do tecido conjuntivo e da camada córnea que conduzem ao envelhecimento prematuro, podendo, em casos extremos, ocasionar processos cancerosos(l-3).

Por tudo isso, impõe-se em nossa sociedade o uso de protetores solares com o objetivo de evitar a ação dos componentes nocivos inerentes as radiações solares, levando em conta sobretudo a tendência atual de se considerar o bronzeado como sinônimo de saúde e bem-estar.

A formulação desse tipo de produto supõe a veiculação do filtro solar em meio compatível, que permita a aplicação eficaz de um filme continuo e homogêneo sobre a superfície da pele.

Numerosos são os estudos dedicados à fotoproteção, tanto sobre os filtros solares propriamente ditos (estrutura química, classificação, dosagem aconselhada, eficácia, etc.), como sobre os produtos formulados(4-8).

Em trabalhos anteriores(9-1O) insistimos na atenção que merece o estudo dos diagramas ternários e pseudo-ternários como ferramenta de trabalho para o estudo sistemático de uma determinada formulação, diagramas estes que permitem estabelecer e controlar com maior rigor as metodologias utilizadas no campo da cosmetologia. A estratégia experimental consiste em agrupar os componentes do sistema segundo suas características funcionais (lipófilos, hidrófilos, anfifílicos) em cada um dos vértices de um pseudo-diagrama de fases, a semelhança de um clássico diagrama água/hidrocarboneto/tensoativo. Tais diagramas têm sido amplamente estudados, existindo extensa bibliografia a respeito, relacionada tanto aos tensoativos aniônicos como aos não-iônicos(1l-15).

Neste trabalho, estudamos a possibilidade de preparar formulações contendo um filtro solar lipossolúvel em meio predominantemente aquoso, com estados de apresentação que variam desde géis até líquidos, mantendo como característica essencial a transparência, que empresta aspecto atraente a formulação final.

A metodologia adotada nesta investigação lança mão do estudo de sistemas de múltiplos componentes mediante a